A Justiça do Espírito Santo condenou a 5 anos e 2 meses de reclusão, em regime semiaberto, o responsável por um serviço clandestino de IPTV usado para distribuir conteúdo audiovisual protegido por direitos autorais. A sentença, proferida pela 7ª Vara Criminal de Vila Velha, reconheceu a continuidade delitiva da prática e é mais um marco na escalada de penas contra a pirataria audiovisual no Brasil.
O caso teve origem nos mandados de busca e apreensão cumpridos em setembro de 2024, durante a 7ª fase da Operação 404, coordenada pelo Ciberlab do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) atuou como assistente de acusação, representada pelo escritório CQSFV Advogados.
Nos equipamentos apreendidos, os peritos encontraram painéis de gestão de IPTV com os quais o acusado disponibilizava acesso ilegal a diversos canais ao vivo, incluindo eventos esportivos e obras protegidas, operando como “servidor” do serviço clandestino. Os relatórios de evidências digitais demonstraram a administração do sistema: o réu mantinha lista com centenas de usuários ativos e realizava o controle contábil da comercialização ilegal do sinal. O tribunal destacou que os assinantes pagavam mensalmente, o que caracterizou a habitualidade e justificou o aumento de dois terços sobre a pena-base pela continuidade delitiva. Na decisão, o magistrado classificou as consequências do crime como “nefastas” para o erário e para a propriedade imaterial das empresas lesadas.
Pena segue padrão, mas não é a primeira condenação
Embora o caso tenha ganhado destaque, ele não é a primeira condenação criminal por pirataria de IPTV no Brasil — e essa distinção importa. Veja a linha do tempo que o TelcoPress reconstruiu:
| Caso | Data | Pena | Particularidade |
|---|---|---|---|
| Campinas/SP (2ª fase Operação 404) | mar/2024 | 5 anos, 4 meses e 17 dias | 1ª condenação criminal do país |
| Penápolis/SP | dez/2025 | 4 réus com 5 anos, 9 meses e 10 dias; 1 com 6 anos, 8 meses e 26 dias | Indenização mínima de R$ 5 mi |
| Goiás | jun/2026 | 9 anos e 2 meses (2 réus) | Direito autoral + lavagem de dinheiro, regime fechado |
| Vila Velha/ES | out/2026 | 5 anos e 2 meses | Continuidade delitiva, regime semiaberto |
O ponto técnico que explica o padrão: o artigo 184, §3º, do Código Penal prevê de 2 a 4 anos de reclusão para a disponibilização lucrativa de obras sem autorização. As penas acima dessa faixa não vêm de uma lei nova — vêm do concurso de crimes reconhecido em cada processo (lavagem de dinheiro, organização criminosa, continuidade delitiva) e da dosimetria individual.
Há ainda um precedente relevante do STJ: no conflito de competência CC 207323/MG, o tribunal definiu que a comercialização de obras sem autorização via IPTV deve ser tratada como questão de direito autoral na Justiça estadual — e não presunção automática de crime federal de telecomunicações. Ou seja: o enquadramento depende dos fatos de cada caso.
“Esta condenação reforça que a pirataria audiovisual é um crime”
Em nota, o presidente da ABTA, Oscar Simões, afirmou: “Esta condenação reforça que a pirataria audiovisual é um crime que prejudica a indústria, o consumidor e o país. Seguiremos atuando, ao lado das autoridades, no combate a esse mercado ilegal.”
Para o mercado, o sinal mais relevante é de consolidação de jurisprudência: a pirataria de IPTV deixou de ser tratada como infração de baixo risco e passou a gerar condenações efetivas, com prisão e reparação civil — um efeito dissuasivo que tende a se intensificar à medida que novos julgamentos confirmam as sentenças em segunda instância.
Leia também: o que a condenação muda para quem usa TV Box e para o mercado de TV paga e o guia completo sobre IPTV pirata no Brasil: riscos, penas e alternativas legais.